SUSTENTABILIDADE E ENERGIA SOLAR – COMO É FEITO E COMO FUNCIONA UM PAINEL SOLAR

SUSTENTABILIDADE E ENERGIA SOLAR – COMO É FEITO E COMO FUNCIONA UM PAINEL SOLAR

A cada dia que passa, mais e mais pessoas tem entendido e se preocupado com o futuro do nosso planeta. Hoje compreendemos melhor que alguns recursos naturais são finitos, pois nem todos são renováveis.

Basta pensar em uma das maiores preocupações da humanidade atualmente, a água. É cada vez maior o número de pessoas em todo o mundo preocupadas com o meio ambiente e que já entendem que precisamos de medidas urgentes, que não temos mais tanto tempo para ir “levando a situação” do jeito que dá.

Esse, é um dos motivos que tem levado muitos consumidores a optarem pela energia solar, justamente por permitir a sustentabilidade. Você já deve ter escutado falar em energia solar e na economia que é possível obter “no seu bolso”, já que com ela é possível reduzir a conta de luz em até 95%.

Mas, a economia não é a única vantagem, aliás as vantagens são muitas, mas hoje vamos ver porque ela é sustentável. Para isso, é preciso falar sobre como é feito e como funciona um painel solar. Você sabe? Na construção de um painel solar, cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana, em série, uma após a outra. As células fotovoltaicas individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina. A tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células do painel solar fotovoltaico estejam ligadas e criem assim um circuito. Essa série de células fotovoltaicas é coberta com uma lamina de vidro temperado de alta transparência, tratado com uma substância antiaderente e antirreflexo, e emoldurado usando um quadro de alumínio que tem a finalidade de proteger as extremidades, dar resistência ao conjunto e permitir a fixação dos módulos. Na parte de trás do painel fotovoltaico, há dois condutores provenientes de uma pequena caixa preta – que é a caixa de junção. Esses cabos são usados para ligar os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) em conjunto, formando uma série de painéis fotovoltaicos.

Esse conjunto de painéis é então conectado através de cabos de corrente contínua ao inversor solar. Não podemos deixar de falar do silício, que é um semicondutor, ou seja, está em uma situação intermediária. Em determinadas situações é isolante, em outras é condutor, e é exatamente dessa característica que se aproveitou para produzir energia. Isso faz com que as células de silício seja o principal componente dos painéis solares, pois são nessas células que a energia elétrica é produzida. Quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocam o deslocamento de elétrons e este fluxo dos elétrons cria uma corrente elétrica chamada de energia solar fotovoltaica.

Depois de entender esse processo, fica mais fácil compreender porque a energia solar é sustentável. A matéria prima para a transformação em energia elétrica é captada na natureza, ou seja, a luz do sol é captada e dentro das células fotovoltaicas ela é transformada, sem emitir nenhum tipo de poluente para o meio ambiente.

E, mesmo a água que é utilizada no processo de fabricação dos painéis é muito pequena, e a utilizada para a manutenção (limpeza) deles também é baixa, pois basta de uma a duas vezes ao ano, visto que a chuva também fará essa limpeza. Ou seja, mais uma vez a sustentabilidade presente.



públicado - 29 de abril 2021
Simulação

Vamos ajudá-lo a economizar!