A energia solar é uma fonte limpa, renovável e inesgotável. Com ela é possível reduzir a sua conta de energia em até… Mas, espera um pouco, é mesmo possível economizar? Ouvi falar que esses painéis exigem constante manutenção. E, em cima do telhado, deve fazer muito barulho.

Esses são apenas alguns dos questionamentos constantemente feitos quando o assunto é a energia solar. Então, vamos ver o que é mito e o que é verdade?

É verdade que os painéis solares reduzem a conta de energia em até 95%. Assim como também é verdade que esse sistema de geração solar pode ser instalado tanto em residências da zona urbana como em propriedades rurais, e também em empresas de grande e pequeno porte.

É mito que os painéis solares danificam o telhado onde serão instalados. Ocorre exatamente o contrário, naquele local serão eles a receber todas as adversidades climáticas, e dessa forma o telhado fica protegido, por exemplo, contra chuvas fortes com granizo.

É verdade que os painéis foram produzidos e testados para suportar diferentes condições climáticas, justamente por ser de uso externo tudo isso foi pensado e testado em laboratório, as placas foram desenvolvidas para suportar grandes impactos.

É mito que em dias nublados ou no inverno não haja a produção da energia solar. Pois, a energia não é produzida pelo calor e sim pela radiação, ou seja, a luz que está ali, ainda que menor do que nos dias ensolarados. A luz continua alimentado as placas e produzindo, daí a importância de na hora da instalação se observar bem o posicionamento das placas e coloca-las onde haja incidência mais alta de raios solares.

É verdade que a energia solar é uma fonte limpa, pois não utiliza em sua produção nenhum tipo de combustível fóssil e assim não emite nenhum tipo de gás poluente.

É mito que o custo para a instalação de um sistema para a geração da energia solar é muito elevado. Realmente, no início o custo era bem alto, mas com o passar do tempo e a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos já tiveram seu custo reduzido em mais de 80%. E, levando em consideração que você poderá “congelar”, digamos assim, a sua conta de energia por um tempo e depois passar anos sem pagar e lembrando da inflação energética, esse é um investimento que vale muito a pena.

É verdade que os painéis solares duram no mínimo 25 anos. Apesar de esse ser o tempo de vida útil dos painéis, estudos técnicos comprovaram que vão além e isso se deve ao avanço da tecnologia.

É mito que depois de instalados os painéis não possam ser retirados. Caso necessário, é possível retirar os painéis assim como todos os equipamentos para a produção da energia solar. Se o motivo da retirada for mudança de residência, poderão ser reinstalados em seu novo imóvel.

É verdade que os painéis ajudam a refrescar o ambiente, pois no local onde estiverem instalados serão eles a receber o calor e dessa forma resfriam o local.

É mito que os painéis exijam constante manutenção, só necessitam de uma limpeza periódica de uma a duas vezes por ano, apenas com água para a retirada da poeira. E, ainda se tem a contribuição da chuva. Assim, como também é mito que os painéis causem muito ruído, pois a produção da energia solar não é um processo mecânico, a geração ocorre dentro das células fotovoltaicas, sem nenhum barulho.

Esses são alguns dos mitos e verdades quando falamos da energia solar. Lembre-se que por ser uma fonte limpa e renovável você estará contribuindo com o meio ambiente, e economizando como nunca imaginou ser possível os gastos com a conta de energia.

Add Comment